Comunicado Conjunto CEI/COGSP, de 11-9-2002

Aos Dirigentes de Ensino, aos Supervisores de Ensino, aos Diretores de Escola, Assistentes de Diretor, Vice-Diretores e Secretários de Escola
Os Coordenadores de Ensino do Interior e da Região Metropolitana da Grande São Paulo, considerando:
as etapas necessárias para o processo de informatização da Secretaria, através do sistema de administração escolar, o GDAE - Gestão Dinâmica da Administração Escolar; e
que a publicação dos nomes dos concluintes é a primeira funcionalidade do GDAE a ser implementada, conforme a Resolução SE - 107, de 25/06/2002 que institui o GDAE:
COMUNICAM às autoridades em epígrafe que todos os usuários do GDAE deverão ser cadastrados para a execução das atividades relacionadas à publicação dos concluintes do ensino fundamental, médio e de educação profissional no GDAE, Módulo Acadêmico, Funcionalidade - Concluintes.
O cadastramento dos usuários compreenderá as seguintes atividades:
1. a Equipe de Coordenação do GDAE enviará às Diretorias de Ensino uma lista em mídia eletrônica contendo o nome dos funcionários pré-selecionados das Diretorias e escolas estaduais, fornecida pelo DRHU, da qual fazem parte os dirigentes de ensino, supervisores, diretores de escola, assistentes de direção, vice-diretores e secretários;
2. as Diretorias de Ensino farão análise da lista recebida e confirmarão os funcionários a serem cadastrados, substituindo, acrescentando, retirando ou retificando os nomes, quando necessário, bem como complementando ou corrigindo as informações relativas ao RG e ao CPF;
3. as Diretorias de Ensino encaminharão a nova lista em mídia eletrônica para a Equipe de Coordenação do GDAE, por meio do e-mail gdae@see.sp.gov.br, conforme cronograma anexo, para que os nomes sejam cadastrados no sistema de segurança do GDAE, permitindo a estes usuários o acesso restrito ao GDAE, Módulo Acadêmico, Funcionalidade - Concluintes;
4. no caso do GDAE, Módulo Acadêmico, Funcionalidade - Concluintes , cada funcionário cadastrado terá acesso apenas às opções do Sistema que permitem a execução das atividades específicas relacionadas ao seu cargo, tal como determinado pelas:
Resolução n° 108, de 25/06/2002, que dispõe sobre a informatização do sistema de publicação de nomes de alunos concluintes de estudos de nível fundamental e médio, bem como de registro de diplomas e certificados, e
Portaria Conjunta COGSP/CEI/CENP de 28/06/2002, que baixa instruções complementares à publicação informatizada do nome dos alunos concluintes de estudos de nível fundamental e médio;
5. a Equipe de Coordenação do GDAE encaminhará à Diretoria de Ensino a lista em mídia eletrônica dos nomes e senhas já cadastrados, para ser repassada às escolas estaduais;
6. a senha fornecida já é criada expirada. É criada somente para o primeiro acesso. Isto significa que cada usuário, na primeira vez que entrar no GDAE, Módulo Acadêmico, Funcionalidade - Concluintes, terá que substituir a senha que recebeu por uma senha de sua própria escolha, pessoal e intransferível, com no mínimo 8 caracteres e que combine letras e algarismos, bem como complementar seus dados cadastrais;
7. após o cadastramento e treinamento oportuno dos usuários da Rede Estadual, as Diretorias de Ensino, por meio de seus supervisores, procederão ao cadastramento dos usuários das escolas municipais e particulares de ensino fundamental, médio e de educação profissional;
8. será enviada uma ficha modelo pela Equipe de Coordenação do GDAE às Diretorias de Ensino, a ser preenchida com o nome, RG e CPF dos usuários das escolas municipais e particulares;
9. as fichas de cadastramento das escolas particulares e municipais de ensino fundamental, médio e de educação profissional deverão retornar para a Equipe de Coordenação do GDAE através do e-mail gdae@see.sp.gov.br
10. a Equipe de Coordenação do GDAE encaminhará à Diretoria de Ensino a lista em mídia eletrônica com os nomes e senhas já cadastrados, para ser repassada às escolas municipais e particulares;
11. na rede estadual, deverão ser cadastrados os usuários de cada escola, independentemente do nível, tipo e modalidade de ensino que oferecem. Nas escolas particulares e municipais, apenas os usuários das escolas que têm alunos concluintes de ensino fundamental, médio e educação profissional;
12. as Diretorias de Ensino e Escolas que não enviarem as listas em mídia eletrônica de cadastramento nas datas previstas não terão seus funcionários cadastrados e não conseguirão acessar o Sistema GDAE, respondendo funcionalmente pelos atrasos e problemas decorrentes;
13. as Coordenadorias de Ensino encaminharão fichas modelo aos sistemas: CEETEPS, SENAC, SENAI, SESI e Prefeituras Municipais que têm sistema próprio de Supervisão de Ensino, para o preenchimento dos dados dos responsáveis em nível central e das respectivas unidades escolares, a fim de que sejam cadastrados nos termos da Resolução e Portaria Conjunta mencionados no item 4 deste Comunicado;
14. a Equipe de Coordenação do GDAE dará o suporte necessário às Diretorias de Ensino para as atividades de cadastramento das senhas e implantação do GDAE, Módulo Acadêmico, Funcionalidade - Concluintes , através do telefone 3327-4257
CRONOGRAMA/DATA - ATIVIDADE/REDE ESTADUAL DE ENSINO
até 12/09 - Envio da lista em mídia eletrônica de usuários da rede estadual às Diretorias de Ensino
13 a 18/09 - Reti-ratificação da lista em mídia eletrônica de usuários pelas escolas e Diretorias de Ensino
18/09 - Envio das listas em mídia eletrônica reti-ratificadas à Equipe de Coordenação do GDAE
25/09 - Envio às Diretorias de Ensino das listas em mídia eletrônica de usuários e senhas já cadastrados
ESCOLAS PARTICULARES E REDES MUNICIPAIS DE ENSINO QUE NÃO CONTEM COM SUPERVISÃO PRÓPRIA:
até 13/09 - Envio às Diretorias de Ensino do modelo de ficha para cadastramento dos usuários das escolas municipais e particulares de ensino fundamental e médio
16/09 a 23/09 - Cadastramento nas Diretorias de Ensino dos usuários das escolas municipais e particulares
24/09 - Envio à Equipe de Coordenação do GDAE das listas em mídia eletrônica dos usuários das escolas municipais e particulares
REDES DE ESCOLAS COM SISTEMA DE SUPERVISÃO PRÓPRIA
30/09 - Envio às Diretorias de Ensino das listas em mídia eletrônica de usuários e senhas das escolas municipais e particulares já cadastradas.