GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO DE TRABALHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO VICENTE - 2012


 

Dirigente Regional de Ensino

João Bosco Arantes Braga Guimarães

Equipe de Supervisão de Ensino

Adilson Oliveira da Costa

Ana Lucia Sandrini

Ariadeney Valente Ferreira

Beatriz de Cassia Moraes Bragaia

Cássia Maria Moreira

Cenise Arelaro

Claudia Eliane Leite

Cristiane Olivieri

Ednilde de Campos Xavier Oliveira

Eliana Rita Franco

Evelyn Soares Urquieta

Flavio Dalera de Carli

Gercina Dalva Ribeiro Marques

Inara Josepetti d´Aquino Simões

Iracema Reis Sarmento Martinez

Lizete Moraes

Marcia Moraes

Marco Aurelio Guimarães Gonçalves

Maria Jose Ferreira da Silva Andre

Maria Nazareth Guimarães Cardoso

Regina Augusta Martins Simões

Regina Catia Spada Lourenco dos Santos

Regina Helena Moraes

Rossana Aguilera Garcia Barbosa

 

Diretor Técnico do Núcleo Pedagógico

Eurípedes Pedro Mendonça Dias

Diretor Técnico do Centro de Informações Educacionais e Gestão de Rede Escolar

Ivete Rodrigues Alves Martins

Diretor do Centro de Recursos Humanos

Ana Paula de Oliveira Santos Rocha

Diretor Técnico do Centro de Administração Finanças e Infraestrutura

Maria Rita Paixão

Diretor do Núcleo de Apoio Administrativo

Maria Diva Matarazzo Talib

SUMÁRIO

 

 

 

I

Introdução..................................................................................................

5

II

Objetivos....................................................................................................

6

III

Histórico da Diretoria..................................................................................

8

IV

Equipe de Supervisão...................................................................................

32

V

Núcleo Pedagógico......................................................................................

84

VI

Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar.....................

254

VII

Centro de Recursos Humanos......................................................................

259

VIII

Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura......................................

263

IX

Assistência Técnica.......................................................................................

273

 

 

 

 

 


 

PLANO DE TRABALHO DA

 

DIRETORIA DE ENSINO

 

REGIÃO SÃO VICENTE

 

(Biênio 2012 – 2013)

 

 

 

Vai, pode falar, pode escrever
Eu vou me entregar
No meu lugar, quem não faria?

Diz que é loucura, diz que é besteira, mas eu não vou ligar
Não tente entender
E o tempo dirá
A sina é sonhar
Que eu pago pra ver
Qual meu lugar
Que a vida é um dia
Um dia sem culpa
Um dia que passa aonde a gente está

Ah, se eu tenho tanto a perder
Eu perco é o medo do que a sorte lê
Sabe o que quer
Sabe quem tem o que se quer

Diz que é loucura, diz que é besteira, mas eu não vou ligar
Não tente entender
E o tempo dirá
A sina é sonhar
Eu pago pra ver qual o meu lugar
Que a vida é um dia
Um dia sem culpa
Um dia que passa aonde a gente está
Ah, se eu tenho tanto a perder
Eu perco é o medo do que a sorte lê
Sabe o que quer
Sabe quem tem o que se quer

(Marisa Monte)


 

I - Introdução

 

O processo de reestruturação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP, legalmente fundamentado no Decreto Estadual N.° 57 141, de 18/07/2011, teve e tem como objetivo não somente a reorganização na estrutura dos órgãos centrais e descentralizados mas, também, a melhoria na qualidade dos serviços públicos prestados, inclusive, obviamente, no objeto maior a que a SEE/SP tem como finalidade: a educação de crianças, jovens e adultos.

Desta feita, temos que a reorganização da SEE/SP representa um esforço conjugado de modernização na estrutura e adequação funcional, no qual todas as Diretorias de Ensino, sendo órgãos descentralizados, desempenham fundamental papel de parceria, contribuindo para a efetivação da celeridade e adequada condução dos processos e serviços, almejando o mesmo fim qualitativo, e por que não, quantitativo, haja vista que quantidade também é qualidade.

Nesse sentido, a efetividade, a eficácia e a eficiência dos objetivos almejados tem por companhia a celeridade na utilização dos recursos públicos bem como na realização de processos, em um movimento organizacional no qual os impactos das ações estão na razão direta do alcance absoluto das metas educacionais.

Portanto, é na relação entre atividade meio e atividade fim que procuramos situar o presente Plano de Trabalho, a fim de contribuir para o alcance da melhoria de qualidade da educação, proporcionando a formação básica a que todo cidadão tem direito.


 

II - Objetivos

 

O objetivo maior que norteia o presente Plano de Trabalho com validade bienal é o fortalecimento institucional na implementação das políticas educacionais em nível regional. A Diretoria de Ensino, como órgão componente do quadro institucional da Secretaria de Estado da Educação, orienta seus trabalhos para a efetivação das políticas públicas educacionais, dando suporte às unidades escolares de sua jurisdição, em âmbito administrativo e pedagógico.  

         A dinâmica do trabalho da Diretoria de Ensino busca fornecer apoio ao cidadão, revisão e atualização dos procedimentos, a fim de garantir processos mais eficientes, efetivos, eficazes e céleres.

         No tocante ao suporte e apoio ao cidadão, a Diretoria de Ensino deve trabalhar com o aprimoramento profissional de cada funcionário do quadro de servidores, tanto na própria sede da Diretoria de Ensino quanto aqueles que se encontram em exercício nas Unidades Escolares circunscricionadas. Tal aprimoramento profissional se dará através do incentivo no que tange às convocações para a Orientações Técnicas – OTs, com assuntos específicos, a serem promovidas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, e também pelo Núcleo Pedagógico. Isto, sem contar com as reuniões periódicas visando a capacitação em serviço que deverão ocorrer nos Centros e Núcleos da Diretoria de Ensino, conforme demanda apresentada através de solicitação dos funcionários. 

         Nesta mesma esteira, temos que, tanto atualização quanto equalização dos procedimentos se materializam de inúmeras formas:

a)    mediante determinações e orientações superiores, advindas dos Órgãos Centrais da Administração: Decretos, Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções, Deliberações, Indicações, Correios Eletrônicos, Ofícios, Informativos, ou;

b)   através de normatização interna: Circulares, Portarias etc. No âmbito da Diretoria de Ensino, a atualização e a padronização de procedimentos serão realizadas após elaboração de diagnóstico, análise, reflexão, e consenso acerca das necessidades e demandas. 

         Finalmente, há que se concluir que a eficiência, a efetividade, a eficácia e a celeridade envolvem a conjunção dos dois itens aqui estabelecidos. Resultam, isto sim, do investimento na formação e capacidade de diálogo com os recursos humanos da Diretoria de Ensino, aliados ao zelo e presteza na adequada execução dos procedimentos. Zelo e presteza exigidos a todo funcionário público civil do Estado de São Paulo, nos termos do artigo 241, inciso III, da Lei Nº 10 261/68.


 

III - Breve Histórico da DERSVI

 

“Dos escaninhos da memória, histórias vou desenrolando”.

 

A Delegacia de Ensino de São Vicente foi criada pelo Decreto 7.510, de 29 de janeiro de 1976, que reorganizou a SEE e estava subordinada à Divisão Regional de Ensino do Litoral. A Resolução SE 36/76 dispôs sobre a distribuição e áreas de jurisdição das Delegacias de Ensino. A Delegacia de Ensino de São Vicente abrangia os municípios de: São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Sua sede era na Rua Rangel Pestana, esquina com a Rua Freitas Guimarães, em São Vicente. Funcionou nesse endereço de 1976 a 1980. O primeiro Delegado de Ensino foi o Prof. Ênio Vilas Boas.

Em 1980, mudou-se para um casarão onde morou a família Cardamone, dona do Curtume do mesmo nome, na Rua Cândido Rodrigues, tendo como Delegado, o Prof. Leônidas Feiz. De 1982 a 1983, o Delegado foi  o Prof. Luiz Gonzaga.

De 1983 a 1987, tivemos como Delegada, a Supervisora Claudete Maria Baffa. Em 1985, a sede da Delegacia passou a ser na Rua Pero Correia, 526, onde hoje funciona o Colégio Notre Dame.

O Decreto 25000/86, criou a Delegacia de Ensino de Itanhaém. A Resolução 106/86, de 15 de maio de 1986, alterou a área de jurisdição da Delegacia de Ensino de São Vicente, que passou a abranger apenas os municípios de São Vicente e Praia Grande e a Delegacia de Ensino de Itanhaém passou a abranger os municípios de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

De 1987 a 1988, o Delegado foi o Supervisor André Alvino Guimarães Caetano e a Delegacia de Ensino mudou-se para um prédio na Rua Martim Afonso, esquina com a Praça Barão do Rio Branco, onde, anteriormente, funcionara a Câmara Municipal de São Vicente. A Delegacia de Ensino ocupava o segundo e o terceiro andares desse prédio.

Em 1988, a Supervisora de Ensino Judith Heumann assumiu a Delegacia de Ensino, onde ficou até 1991.

De 25 de julho de 1991 a 11 de fevereiro de 1995, a Delegada foi a Supervisora de Ensino Dirce Cléa Malheiros.

De 18 de maio de 1995 a 18 de abril de 1997, a Profª Maria Luísa Hernandez Aparecido, que havia sido Dirigente Regional de Ensino da DREL, extinta em janeiro de 1995, no governo Mário Covas, assumiu a Delegacia de Ensino de São Vicente, diretamente subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior, conforme Decreto 39.909/95.

De 18 de abril de 1997 a 03 de fevereiro de 1998, foi Delegada de Ensino a Profª Oneide Ferraz Alves.

O Decreto Nº 43.948/99, de 09 de abril de 1999, alterou a denominação das Delegacias de Ensino para Diretorias de Ensino. Os Delegados passaram a denominar-se Dirigentes Regionais de Ensino. Houve também nova reorganização das áreas de abrangência e jurisdição das Diretorias de Ensino, consoante o anexo a que se refere o Artigo 2º, do Decreto 43.948/99. A Diretoria de Ensino de São Vicente passou a abranger os municípios de São Vicente, Praia Grande e, novamente, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Foi extinta a Delegacia de Ensino de Itanhaém.

De 04 de fevereiro de 1998 a primeiro de novembro de 2004, a Profª Oneide Ferraz Alves foi a Dirigente Regional de Ensino. Portanto, ela foi Delegada de Ensino de 18 de abril de 1997 a 03 de fevereiro de 1998 e Dirigente Regional de Ensino, de 04 de fevereiro de 1998 a primeiro de novembro de 2004.

A sede da Diretoria de Ensino de 1987 a 2001 foi na Rua Martim Afonso, esquina com a Praça Barão do Rio Branco. A partir de 2001, passou a ocupar o prédio da EE Profª Zina de Castro Bicudo (Grupão), na Praça Coronel Lopes, 387, em São Vicente.

De 21 de janeiro de 2005 a 27 de janeiro de 2010, foi Dirigente Regional de Ensino a Profª Serli Carvalho Rodrigues. A sede da Diretoria mudou, em 24 de setembro de 2008, da Praça Coronel Lopes, 387 para a Rua João Ramalho, 378, Centro, São Vicente, onde está atualmente.

A partir de 28 de janeiro de 2010, o Dirigente Regional é o Supervisor de Ensino João Bosco Arantes Braga Guimarães.

Pelo Decreto Nº 57.141/2011 houve uma nova reorganização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a Diretoria de Ensino, identificada no anexo a que se refere o Inciso X, do Artigo 4º, do referido Decreto passou a denominar-se: Diretoria de Ensino – Região São Vicente.

Anos

Sedes

Período de Permanência

1976-1980

Rua Rangel Pestana

4 anos

1980-1985

Rua Cândido Rodrigues

5 anos

1985-1987

Rua Pero Correia

2 anos

1987-2001

Rua Martim Afonso

4 anos

2001-2008

Praça Coronel Lopes

7 anos

A partir de 2008

Rua João Ramalho

 

Por Iracema Reis Sarmento Martinez

Supervisora de Ensino

 


 

1ª Sede da Diretoria de Ensino de São Vicente 1976 -80

(Rangel Pestana x Freitas Guimarães)

Esta casa já na existe mais, a não ser na memória dos que se acostumaram a vê-la em todas as épocas em que esteve na esquina das ruas Rangel Pestana e Freitas Guimarães, no Boa Vista. Antiga residência de veraneio, edificada em alvenaria e pedra no estilo dos antigos bangalôs, a casa serviu de espaço funcional para alguns órgãos públicos da cidade e também comitês políticos em períodos eleitorais. Ultimamente especulava-se que ali seria a filial de uma famosa pizzaria santista. Mas, entre histórias e especulações, a bela casa vicentina não resistiu ao intenso ritmo da especulação imobiliária que toma conta bairro (O Boa Vista está relativamente mais próximo do Gonzaga do que a própria Ponta da Praia, o mais badalado bairro da orla santista). A casa foi demolida para dar lugar ao um prédio de 21 andares. No mesmo processo de aquisição e demolição, o imóvel vizinho, que lembrava um castelinho, também foi ao chão em questão de apenas algumas horas. A casa seguinte ao castelinho, de menor porte e talvez mais antiga, foi mantida intacta graças à uma dificuldade legal de comercialização. Ela ainda está lá, com o velho alpendre virado para a rua Rangel Pestana, o que provavelmente indica que era o imóvel mais antigo de todos e originalmente ocupava todo o terreno antes da construção das casas demolidas. Outra casa que também se foi estava na rua Gonçalo Monteiro, ao lado da agência do Itaú. Enfim, aí está uma São Vicente do passado que aos poucos vai desaparecendo para surgir uma São Vicente transformada por edificações novas e que refletem o espírito sócio-econômico de hoje, como foi nas décadas anteriores.

Esquina da Freitas Guimarães com Rangel Pestana em imagem

captada pelo Google meses antes da demolição.

2ª Sede da Diretoria de Ensino de São Vicente 1980 -85

(Rua Candido Rodrigues x Av. Presidente Wilson)

 

(Antiga Casa dos Cardamones, demolida para construção destes prédios)

 

 

3ª Sede da Diretoria de Ensino de São Vicente 1985 - 87

(Rua Pero Correia, 526)

Prédio ocupado atualmente pelo Colégio Notre Dame.

 

4ª Sede da Diretoria de Ensino de São Vicente 1987 -2001

(Martim Afonso x Jacob Emerick)

 

5ª Sede da Diretoria de Ensino de São Vicente 2001-2005

(Praça Coronel Lopes)

(Atual ETEC Dra. Ruth Cardoso)

 

6ª Sede da Diretoria de Ensino de São Vicente 2005 - ATUAL

(Praça Rua João Ramalho X Visconde do Rio Branco)


Caracterização geopolítica dos municípios atendidos pela Diretoria de Ensino Região São Vicente:

Município

Área

(Km²)

População
(2011)

Densidade
demográfica

(Hab/Km² - 2011)

PIB
(milhões de reais - 2009)

PIB per capita
(reais - 2009)

IDH-M
(
2000)

São Vicente

148,42

335.241

2.258,73

2.898,36

8.761,79

0,798

Praia Grande

149,08

269.473

1.807,57

2.780,74

11.142,95

0,796

Mongaguá

143,17

47.499

331,77

447,41

10.148,23

0,783

Itanhaém

599,02

88.609

147,92

824,09

9.435,65

0,779

Peruíbe

326,21

60.617

185,82

614,54

10.653,18

0,783

Estado de São Paulo

248.209,43

41.692,668

167,97

1.084.353,49

26.202,22

 

0,826
elevado*

* Conceito emitido com base na variação de IDH dos municípios brasileiros, entre 0,919 (São Caetano do Sul/ SP) e 0,467 (Manari/ PE). Fonte: PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Dados globais de educação dos municípios atendidos pela Diretoria de Ensino Região São Vicente:

Município

Taxa de analfabetismo da população a partir dos 15 anos (% - 2000)

Média de anos de estudo da população entre 15 e 64 anos (% - 2000)

População a partir dos 25 anos com menos de 8 anos de estudo (% - 2000)

 

População de 18 a 24 anos com Ensino Médio completo (% - 2000)

São Vicente

6,31

7,54

53,91

38,20

Praia Grande

6,49

7,31

56,37

36,21

Mongaguá

7,36

6,84

62,68

29,66

Itanhaém

8,19

6,79

61,69

32,23

Peruíbe

8,62

7,11

58,18

28,54

Estado de São Paulo

6,64

7,64

55,55

41,88

Fonte: SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.

Dados de demanda da Diretoria de Ensino Região de São Vicente

 

Relação de Unidades Escolares Estaduais atendidas pela Diretoria de Ensino Região de São Vicente:

 

MUNICÍPIO

CATEG.

NOME

TIPO DE ENSINO

01

Itanhaém

EEI

Aldeia Rio Branco

EI, EF-I, EF-II

02

Itanhaém

EEI

Aldeia Tangará

EI, EF-I

03

Itanhaém

EE

Benedito Calixto

EF-II, EM

CEL

CEL jto à EE Benedito Calixto

CEL

04

Itanhaém

EE

Dagoberto Nogueira da Fonseca

EF-II, EM

UI

CASA de Itanhaém UI jto à EE Dagoberto N. Fonseca

EF-I, EF-II, EM

UIP

CASA de Itanhaém UIP jto à EE Dagoberto N. Fonseca

EF-I, EF-II, EM

05

Itanhaém

EE

Jon Teodoresco, Professor

EF-II, EM, EJA-EM

06

Itanhaém

EE

José Antonio de Affonseca Rogê Ferreira

EF-II, EM, EJA-EM

07

Itanhaém

EE

José Carlos Braga de Souza, Dr.

EF-II, EM

08

Itanhaém

EE

Milton Martins Poitena

EF-II, EM

09

Itanhaém

EE

Rosélia Braga Xavier, Professora

EF-II, EM, EJA-EM

10

Itanhaém

EE

Silvia Jorge Pollastrini, Professora

EF-II, EM, EJA-EM

11

Mongaguá

EE

Agenor de Campos

EM, EJA-EM

UI

CASA de Mongaguá UI jto à EE Agenor de Campos

EF-I, EF-II, EM

UIP

CASA de Mongaguá UIP jto à EE Agenor de Campos

EF-I, EF-II, EM

12

Mongaguá

EE

Aida Leda Bauer Davies, Professora

EM

CEL

CEL jto à EE Aida Leda Bauer Davies, Professora

CEL

PI

Penitenciária de Mongaguá jto à EE Aida Leda D. Bauer

EJA-EFI e II

13

Mongaguá

EEI

Aldeia Aguapeú

EI, EF-I, EF-II

14

Mongaguá

EE

Aracy da Silva Freitas, Professora

EM, EJA-EM

15

Mongaguá

EEI

Kuaray O E A Sol Nascente

EI, EF-I, EF-II

16

Peruíbe

EEI

Aldeia Bananal

EI, EF-I, EF-II, EJA-EF-II

17

Peruíbe

EEI

Aldeia Piaçaguera

EI, EF-I, EF-II, EJA-EF-II

18

Peruíbe

EEI

Aldeia Nhamandu Mirim

EI, EF-I, EF-II, EJA-EF-II

19

Peruíbe

EE

Carmen Miranda

EM

20

Peruíbe

EE

Francisco Pereira da Rocha, Dr.

EF-II, EM, EJA-EM

UI

CASA de Peruíbe UI jto à EE Francisco Pereira da Rocha

EF-I, EF-II, EM

UIP

CASA de Peruíbe UIP jto à EE Francisco Pereira da Rocha

EF-I, EF-II, EM

21

Peruíbe

EE

Jardim São João

EF-II, EM

22

Peruíbe

EE

José Batista Campos

EF-II, EM, EJA-EF-II e EM

23

Peruíbe

EE

Luiz Abel

EF-II, EM

24

Peruíbe

EE

Maya Alice Ekman

EF-II, EM, EJA-EM

25

Peruíbe

EE

Ottoniel Junqueira, Professora

EF-II, EM, EJA-EM

CEL

CEL jto à EE Ottoniel Junqueira, Professor

CEL

26

Peruíbe

EE

Portal da Juréia

EF-II, EM, EJA-EF-II

27

Peruíbe

EE

Vitalino Bernini, Padre Professora

EF-II, EM

28

Praia Grande

EE

Abrahão Jacob Lafer, Dr.

EF-II, EM

29

Praia Grande

EEI

Adelaide Patrocínio dos Santos

EF-II, EM

30

Praia Grande

EE

Aldeia Tekoa Mirim

EF-I, EF-II

31

Praia Grande

EE

Alexandrina Santiago Neto

EF-II, EM

UI

CASA de Praia Grande I UI jto à EE Alexandrina Neto

EF-I, EF-II, EM

UIP

CASA de Praia Grande I UIP jto à EE Alexandrina Neto

EF-I, EF-II, EM

UI

CASA de Praia Grande II UI jto à EE Alexandrina Neto

EF-I, EF-II, EM

32

Praia Grande

EE

Alfredo Reis Viegas, Dr.

EM, EJA-EM

33

Praia Grande

EE

Antonio Nunes Lopes da Silva, Professor

EF-II, EM

34

Praia Grande

EEEMPI

Augusto Paes de Ávila, Reverendo

EM

35

Praia Grande

EE

Balneário das Palmeiras

EF-II, EM

36

Praia Grande

CEEJA

CEEJA Max Dada Gallizzi

EJA-EF-II,EJA-EM

37

Praia Grande

EE

Francisco Martins dos Santos

EF-II, EM

38

Praia Grande

EE

Jardim Bopeva

EF-II, EM

39

Praia Grande

EE

Júlio Pardo Couto, Professor

EF-II, EM

40

Praia Grande

EE

Júlio Secco de Carvalho

EF-II, EM, EJA-EF-II e EM

41

Praia Grande

EE

Laudelino Fernandes dos Santos, Professor

EF-II, EM

42

Praia Grande

EE

Lions Clube Centro

EF-II, EM

43

Praia Grande

EE

Magali Alonso, Professora

EF-II, EM

44

Praia Grande

EE

Maria Pacheco Nobre, Professora

EF-II, EM

45

Praia Grande

EE

Marlene Leite da Silva, Professora

EF-II, EM

46

Praia Grande

EE

Oswaldo Luiz Sanches Toschi

EF-II, EM

47

Praia Grande

EE

Pedro Paulo Gonçalves Lopes, Professor

EF-II, EM

48

Praia Grande

EE

Reynaldo Kuntz Busch, Dr.

EF-II, EM

CEL

CEL jto à EE Reynaldo Kuntz Busch, Dr.

CEL

49

Praia Grande

EE

Rubens Paiva, Deputado

EF-II, EM

50

Praia Grande

EE

Sylvia de Mello, Professora

EF-II, EM, EJA-EF-II e EM

51

Praia Grande

EE

Vila Tupi

EF-II, EM

52

Praia Grande

EE

Vilma Catharina Mosca Leone, Professora

EM

53

São Vicente

EE

Alberto Augusto, Pastor

EF-II, EM

54

São Vicente

EE

Albino Luiz Caldas, Professor

EF-II, EM

55

São Vicente

EE

Antonio Luiz Barreiros

EF-I, EF-II, EM

56

São Vicente

EE

Antonio Moreira Coelho, Deputado

EF-II, EM, EJA-EF-II e EM

57

São Vicente

EE

Armando Victório Bei

EF-II, EM

58

São Vicente

EE

Ênio Vilas Boas, Professor

EF-II, EM

59

São Vicente

EE

Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho

EF-II, EM

60

São Vicente

EE

Joaquim Lopes Leão, Pastor

EF-II, EM, EJA-EF-II e EM

61

São Vicente

EE

José de Almeida Pinheiro Junior, Professor

EF-II, EM, EJA-EF-II e EM

62

São Vicente

EE

José Nigro, Professor

EF-II, EM, EJA-EM

63

São Vicente

EE

Leopoldo José de Sant’Anna, Professor

EF-II, EM, EJA-EM

64

São Vicente

EE

Luiz D’Áurea, Professor

EF-II, EM, EJA-EM

65

São Vicente

EE

Margarida Pinho Rodrigues

EF-II, EM

66

São Vicente

EE

Maria Dulce Mendes, Professor

EF-II, EM

67

São Vicente

EE

Maria Thereza da Cunha Pedroso, Professora

EF-II, EM

68

São Vicente

EE

Mario Covas Júnior, Governador

EF-I, EF-II, EM

UI

CASA de São Vicente UI jto EE Mario Covas Jr, Gov.

EF-I, EF-II, EM

UIP

CASA de São Vicente UIP jto EE Mario Covas Jr, Gov.

EF-I, EF-II, EM

69

São Vicente

EE

Martim Afonso

EM

CEL

CEL jto à EE Martim Afonso

CEL

70

São Vicente

EE

Oswaldo Santos Soares, Professor Dr.

EF-II, EM

71

São Vicente

EE

Paulo de Arruda Penteado, Professor

EF-II, EM, EJA-EF-I e EM

PI

Penitenciária de São Vicente jto à EE Paulo de Arruda

EJA-EF-I e II

72

São Vicente

EE

Yolanda Conte, Professora

EF-II, EM

73

São Vicente

EE

Zulmira de Almeida Lambert, Professora

EF-II, EM

TOTAL DE ESCOLAS ESTADUAIS ATENDIDAS PELA DERSV

73

 

Relação de Unidades Escolares Municipais atendidas pela Diretoria de Ensino de São Vicente:

 

MUNICÍPIO

CATEG.

NOME

TIPO DE ENSINO

1

Itanhaém

EM

Ana Cândida Ebling de Oliveira

EI, EF-I, EJA-EF-I

2

Itanhaém

EM

Bernardino de Souza Pereira

EF-II, EJA-EF-II

3

Itanhaém

EM

Carlos Augusto Guimarães da Silva

EI, EF-I

4

Itanhaém

EM

Célia Marina Dal Pozzo Borges

EF-II, EJA-EF-II

5

Itanhaém

EM

Dalva Dati Ruivo

EF-II, EE

6

Itanhaém

EM

Diva do Carmo Alves de Lima

EI, EF-I, EF-II

7

Itanhaém

EM

Divani Maria Cardoso

EI, EF-I

8

Itanhaém

EM

Elga Reis

EF-I, EF-II

9

Itanhaém

EM

Eugênia Pitta Rangel Veloso

EI, EF-I, EF-II, EJA-EF-I e II, EE

10

Itanhaém

EM

Filomena Dias Apelian

EI, EF-I, EE

11

Itanhaém

EM

Harry Forssell

EF-I, EF-II, EJA-EF-I e II

12

Itanhaém

EM

Ignêz Martins

EI, EF-I, EE

13

Itanhaém

EM

Jardim Aguapeú (vinculada à EM Eugênia Pitta)

EF-I

14

Itanhaém

EM

José Teixeira Rosas

EF-I, EF-II

15

Itanhaém

EM

Leonor Mendes de Barros

EI, EF-I, EF-II, EE

16

Itanhaém

EM

Lídia Martha Ferrielo Gianotti

EF-I, EE

17

Itanhaém

EM

Lions Clube

EI, EF-I, EF-II

18

Itanhaém

EM

Luiz Gonzaga Silva Fonseca

EI, EF-I, EE

19

Itanhaém

EM

Maria Aparecida Soares Amêndola

EF-II

20

Itanhaém

EM

Maria Cristina Macedo Gomes

EI, EF-I, EE

21

Itanhaém

EM

Maria da Conceição Luz

EF-II

22

Itanhaém

EM

Maria da Penha Correa Sanches

EI, EF-I

23

Itanhaém

EM

Maria das Graças Alves Santos

EI, EF-I, EF-II

24

Itanhaém

EM

Maria do Carmo Abreu Sodré

EI, EF-I, EF-II

25

Itanhaém

EM

Maria Graciette Dias

EI, EF-I

26

Itanhaém

EM

Noêmia Salles Padovan

EF-I, EF-II, EJA-EF-I, EE

27

Itanhaém

EM

Olga Lopes de Mendonça

EI, EF-I

28

Itanhaém

EM

Pedrina Pompeu Bastos

EI, EF-I

29

Itanhaém

EM

Shirley Mariano Estriga

EI, EF-I

30

Itanhaém

EM

Walter Arduini

EI, EF-I, EJA-EF-I e II

31

Mongaguá

EMEF

Tonico Silva

EF-I, EJA-EF-I

32

Mongaguá

EMEF

Ivone de Almeida Monteiro, Dona Ivone

EF-I, EF-II

33

Mongaguá

EMEF

Cassimiro Correa Neto, Prefeito

EF-I, EJA-EF-I

34

Mongaguá

EMEF

Pedro Fernandes Dante, Professor

EF-I, EE

35

Mongaguá

EMEF

Jacyra de Souza Oliveira, Professora

EF-I, EJA-EF-I, EE

36

Mongaguá

EMEF

Joaquim Monteiro, Vereador

EF-I, EJA-EF-I, EE

37

Mongaguá

EMEF

Barigui

EF-I, EJA-EF-I, EE

38

Mongaguá

EMEF

Flórida Mirim

EF-I, EE

39

Mongaguá

EMEIEF

Célia Pupo de Jesus, Professora

EI, EF-I

40

Mongaguá

EMEIEF

Vila Atlântica

EI, EF-I

41

Mongaguá

EMEIEF

Sítio do Pica Pau Amarelo

EI, EF-I

42

Mongaguá

EMEIEF

Nair Melo Francisco, Dona Naia

EI, EF-I, EF-II, EJA-EF-I

43

Mongaguá

EMEIEF

Pequeno Príncipe

EI, EF-I

44

Mongaguá

EMEIEF

Zona Rural

EI, EF-I

45

Mongaguá

EMEIEF

Cláudia Maria Andrella, Professora

EI, EF-I

46

Mongaguá

EMEF

Vera Cruz

EF-II, EJA-EF-II

47

Mongaguá

EMEF

José Cesário Pereira Filho

EF-II

48

Mongaguá

EMEF

Hortência Quintino de Faria Botelho

EF-II

49

Mongaguá

EMEF

José Carlos de Freitas, Vereador

EF-II

50

Mongaguá

EMEF

Regina Maria, Balneário

EF-II, EJA-EF-II

51

Mongaguá

EMEF

Jacoub Koukdjian

EF-II

TOTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS ATENDIDAS PELA DERSV

51

 

Relação de Unidades Escolares Particulares atendidas pela Diretoria de Ensino de São Vicente:

 

MUNICÍPIO

NOME

TIPO DE ENSINO

1

Itanhaém

22 de Abril, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental

EI, EF-I, EF-II

2

Itanhaém

Albert Einstein, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

3

Itanhaém

Biotec, Escola Profissional

EP

4

Itanhaém

De Angelis, Colégio

EI, EF-I

5

Itanhaém

Educar, Escola

EI, EF-I

6

Itanhaém

Evolução, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

7

Itanhaém

Litoral Sul, Colégio

EM, EP

8

Itanhaém

Monaster, Colégio

EI, EF-I

9

Itanhaém

Nova Era, Escola de Educação Infantil e Fundamental

EI, EF-I, EF-II

10

Itanhaém

Paulo Freire, Prof., Colégio de Itanhaém

EI, EF-I, EF-II, EM

11

Itanhaém

Pirâmide, Centro Educacional

EI, EF-I, EF-II

12

Itanhaém

São Vitor, Centro Educacional

EP

13

Itanhaém

Supremus de Itanhaém, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

14

Mongaguá

APAE Mongaguá, Escola de Educação Especial Nelson Alves Janeiro

EEE

15

Mongaguá

Casalunga, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

16

Mongaguá

Expressão, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

17

Mongaguá

Monteiro Lobato, Centro Educacional

EI, EF-I, EF-II

18

Mongaguá

Portinari, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

19

Mongaguá

Urso Bianco, Colégio de Educação Infantil e Ensino Fundamental

EI, EF-I

20

Peruíbe

APAE de Peruíbe, Escola de Educação Especial

EEE

21

Peruíbe

Caminho do Sol, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental

EI, EF-I

22

Peruíbe

Dimensão, Escola Técnica

EF-II, EM-EP

23

Peruíbe

Futuro, Escola do

EI, EF-I, EF-II

24

Peruíbe

Integração Saber, Instituto Educacional

EI, EF-I, EF-II

25

Peruíbe

Inovação, Escola

EI, EF-I, EF-II

26

Peruíbe

Irene Bargiere, Colégio

EM

27

Peruíbe

ITEC – Vale do Ribeira Instituto Técnico

EP

28

Peruíbe

Pires Liceu, Centro Educacional e Recreativo

EI, EF-I, EF-II

29

Peruíbe

Monteiro Lobato, Escola

EI, EF-I, EF-II, EM

30

Peruíbe

Nossa Senhora da Divina Providência, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

31

Peruíbe

Planeta Azul, Escola

EI, EF-I, EF-II

32

Peruíbe

Raboni, Instituto de Ensino

EI, EF-I, EF-II, EM

33

Praia Grande

Alexo, Colégio

EI, EF-I, EF-II

34

Praia Grande

Colégio Alpha, Escola de Educação Infantil

EI, EF-I, EF-II, EM

35

Praia Grande

Angel Estética, Escola Técnica de Formação Profissional

EP

36

Praia Grande

Arca de Noé, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental

EI, EF-I, EF-II

37

Praia Grande

Atenas, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental

EI, EF-I, EF-II, EM

38

Praia Grande

Biotec, Escola

EP

39

Praia Grande

Carlo Arrojado, Colégio

EI, EF-I, EF-II

40

Praia Grande

Celestin Freinet, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental

EI

41

Praia Grande

Celestin Freinet, Escola de Educação Infantil e Primeiro Grau

EF-I, EF-II, EM

42

Praia Grande

Centro Educacional Vila Verde

EM

43

Praia Grande

Centurion, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

44

Praia Grande

Constance Kami, Escola de Educação Fundamental

EI, EF-I

45

Praia Grande

Cultura, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

46

Praia Grande

Dimensão, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EP

47

Praia Grande

Educar, Escola

EI, EF-I

48

Praia Grande

El Shaday, Escola de Enfermagem

EP

49

Praia Grande

Fênix, Escola Técnica

EP

50

Praia Grande

Fortec, Escola Técnica – Unidade II

EI, EF-I, EF-II, EM, EP

51

Praia Grande

França, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

52

Praia Grande

Futura, Colégio

EI, EF-I, EF-II

53

Praia Grande

Gênesis, Colégio

EI, EF-I

54

Praia Grande

Geração 2000, Escola

EI, EF-I

55

Praia Grande

Guerreiro, Colégio

EI, EF-I

56

Praia Grande

Instituto Brasileiro de Educação Profissional

EAD-EP

57

Praia Grande

José Américo, Escola

EI, EF-I

58

Praia Grande

Magnificat, Escola

EI, EF-I, EF-II, EM

59

Praia Grande

Mundo Encantado, Escola de Educação Infantil

EI, EF-I

60

Praia Grande

Novomundo, Colégio

EM

61

Praia Grande

Novomundo, Colégio

EI, EF-I, EF-II

62

Praia Grande

Objetivo, Centro Educacional de Praia Grande

EI, EF-I, EF-II, EM

63

Praia Grande

Oliveiras, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

64

Praia Grande

Paris, Escola de Educação Infantil

EI, EF-I

65

Praia Grande

Paulo Freire, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

66

Praia Grande

Phoenix, Instituto Educacional

EI, EF-I

67

Praia Grande

Piteco, Colégio de Educação Infantil e Fundamental

EI, EF-I, EF-II, EM

68

Praia Grande

Prisma Centro Educacional

EI, EF-I, EF-II

69

Praia Grande

Projeto Crescer, Colégio

EI, EF-I

70

Praia Grande

Recanto Educacional, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

71

Praia Grande

Rodrigues Dobins, Colégio

EI, EF-I, EF-II

72

Praia Grande

Santa Maria, Colégio Passionista

EI, EF-I, EF-II, EM

73

Praia Grande

Santista, Escola Politécnica

EP

74

Praia Grande

São Miguel Arcanjo, Colégio

EI, EF-I

75

Praia Grande

Universo, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

76

São Vicente

Alicerce Centro Educacional

EF-I

77

São Vicente

Alpha nações Unidas, Colégio

EF-I, EF-II, EM, EP

78

São Vicente

Andrea Nóbrega Instituto Educacional

EI, EF-I

79

São Vicente

APAE de São Vicente, Escola de Educação Especial

EEE

80

São Vicente

Apoio, Colégio

EI, EF-I, EF-II

81

São Vicente

Ateneu São Vicente – Unidade I

EI, EF-I, EF-II

82

São Vicente

Ateneu São Vicente – Unidade II

EM

83

São Vicente

Brincando e Aprendendo, Colégio

EI, EF-I

84

São Vicente

Cambará, Escola

EI, EF-I, EF-II

85

São Vicente

Caminhos do Saber, Colégio

EI, EF-I, EF-II

86

São Vicente

Cellula Mater, Colégio – Unidade II

EI, EF-I, EF-II, EM, EJA-EM

87

São Vicente

Circuito, Escola Técnica na Área da Saúde

EP

88

São Vicente

Colégio Batista da Primeira

EI, EF-I

89

São Vicente

Cruz Azul de São Paulo, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

90

São Vicente

Directus, Centro Educacional

EP

91

São Vicente

Evoluções, Colégio

EI, EF-I, EF-II

92

São Vicente

Exemplo, Cológio

EI, EF-I, EF-II

93

São Vicente

Êxito, Colégio

EI, EF-I, EF-II, EM

94

São Vicente

Fortec, Escola Técnica – Unidade I

EF-I

95

São Vicente

Fortec, Escola Técnica – Unidade IV

EF-I, EF-II, EM, EP

96

São Vicente

Henrique Oswald, Escola

EI, EF-I, EF-II, EM, EEE

97

São Vicente

IBREP – Instituto Brasileiro de Educação Profissional

EAD-EP

98

São Vicente

Integração, Colégio – Unidade II

EI, EF-I, EF-II, EM

99

São Vicente

Itá, Colégio – Unidade I

EI, EF-I, EF-II, EM, EP

100

São Vicente

Itá, Colégio – Unidade II

EI, EF-I, EF-II, EM

101

São Vicente

Jean Piaget, Colégio

<